Atualizado em: 08/03/2006
A FEMERJ é filiada à UIAA.
Webmaster:
Fernando Barroso
 Produzido por:
Menger Designer's
UIAA CBME
     
Acessos à base da via Ás de Espadas

 

A via Ás de Espadas e as demais vias da face Sul do Pão de Açúcar possue, dois acessos. Um é pela trilha comum ao Lagartão. Entrando à direita, em curva de nível, chega-se a um costão de uns 20 metros, praticamente à esquerda do Coringa. O outro começa no fim da Pista Cláudio Coutinho, onde pega-se a trilha do Costão do Pão de Açúcar. No final desta primeira reta, há um degrau de rocha. Após esse degrau, a trilha vira para a esquerda até outro degrau de rocha; depois deste 2° degrau de rocha, a trilha se bifurca: a principal, da direita, é a do Costão e a da esquerda (subindo) é o acesso à Escadinha de Jacó e às vias de escalada.

Foram criados outros “caminhos”, que estão sendo fechados. Assim, pedimos que somente os dois indicados acima sejam usados e que esta informação seja divulgada.

Essas ações localizadas são fundamentais para a preservação dos platôs e trilhas, de forma a manter a qualidade ambiental e a paisagem para as próximas gerações de escaladores.

Assim, enfatizamos que o bosque abaixo da via Ás de Espadas não seja utilizado para acesso à base. A passagem de escaladores nesse bosque abaixo do platô acelera irreversivelmente sua degradação.

Contamos com a colaboração de todos.

FEMERJ
12 de abril de 2009


 

     
FEMERJ - Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro
Av. Rio Branco, nº277 - sala 805 (parte), Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20047-900
Dúvidas, sugestões ou reclamações a respeito deste Site, envie um e-mail para: webmaster@femerj.org